segunda-feira, 25 de abril de 2011

Morre aos 93 anos o poeta chileno Gonzalo Rojas, vencedor do Prêmio Cervantes

Hilda, minha centaury.


Mais do que o A eu amo a Um
asma, e eu me afogo
Seu não o ar , deixe-me
minha única alta ancorados ali, não é bom
plano de madeira em que você se encontra com
vidro e tudo naqueles quadros falésias, em
aqueles que não estão, o seu esbelto
se foi, o seu grande
pés bonitos, a sua coluna
égua de Faraó, e que é tão difícil
a respiração, você
Quero dizer: a asma
é o amor.
O poeta chileno Gonzalo Rojas, Prêmio Cervantes de Literatura em 2003, faleceu nesta segunda-feira, aos 93 anos, após permanecer em estado grave durante mais de dois meses por causa de um acidente vascular cerebral, informou sua família à "Radio Cooperativa".

Em 12 de março, o autor de "Qué Se Ama Cuando Se Ama" e "La Miseria del Hombre", entre outras obras, foi levado de sua casa em Chillán, a cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, até a capital, para garantir a ele uma maior proximidade de sua família e mais cuidados médicos. O poeta faleceu às 06h15 no horário local em um centro hospitalar de Santiago.

Gonzalo Rojas-May, filho do poeta, disse nesta segunda-feira que a família recebeu a notícia com tranquilidade. Ele relatou que o poeta viveu a vida de forma intensa e lembrou que inclusive depois da pneumonia que sofreu em setembro, da qual se "recuperou surpreendentemente", manteve-se muito ativo e com muitos projetos.
.Nascido em 17 de dezembro de 1917 em Lebu, a 660 quilômetros ao sul de Santiago, Gonzalo Rojas era considerado um dos poetas mais importantes do Chile das últimas décadas.fonte efe

Nenhum comentário: