sábado, 19 de outubro de 2013

Além de Babel, Futuro Virtual da China via Kevin Holden Platt

Cortesia de Cao Fei                                                                                          

Como a Internet torna-se o principal teatro de uma liberdade de expressão cabo-de-guerra entre a liderança da China e seus cidadãos, também está mudando as formas alguns artistas estão conceber suas obras - e até mesmo a redefinição da arquitetura da cidade de Pequim.

A Web abriu um vasto novo espaço para os artistas a produzir e estrear suas obras, e China não é exceção. 

Cao Fei. i.Mirror by China Tracy (AKA: Cao Fei) Second Life Documentary Film. 2007
Em um país onde a expressão artística tem sido debaixo de fogo, alguns artistas encontrar inspiração não só a tela aparentemente ilimitado da Internet, mas também de história, língua, espiritualidade, literatura, ciência e história rica e violenta do seu país.Eles têm aproveitado a criatividade e imaginação da Web e são até mesmo ajudando a criar uma linguagem virtual e artístico para o futuro.

Caio Fei , uma artista com sede em Pequim, projetado toda uma cidade virtual no mundo on-line tridimensional do Second Life , um site que tem 36 milhões de usuários. 
fotos_bienal_045.jpg
Sua metrópole, chamado "Cidade RMB" após o renminbi, a moeda chinesa, fornece ela e outros artistas com uma plataforma Second Life para desenvolver um paraíso cultural, ou mesmo zombar do mundo offline. Ela combina edifícios imaginários e os personagens com os marcos reais, e uma escultura monumental de Mao Zedong que está afundando no oceano.
"De alguns ângulos, não há diferença na criação de arte para o Second Life ou vida real", disse Cao. Avatares do mundo virtual, segundo ela, são animadas pelos desejos e emoções humanas do mundo real.

"RMB City" era parte da China Pavilhão da Bienal de Veneza em 2007,  onde Cao também projetou uma estrutura inflável em forma de nuvem que espelhava seu pavilhão Jardim Nossa Senhora em Second Life. 
A cidade é um paraíso de parte com um elenco de personagens  que constantemente realiza uma cópia de "O Manifesto Comunista." E enquanto mundos virtuais como Cao de pode se tornar "um puro, virtual utopia, eles ainda enfrentar a ameaça constante de ser destruída por hackers " disse  ela.
Depois disso Bienal, Cao filmado duas animações dentro dela cybercity. " Viver em RMB cidade ", explicou ela," é um machinima que foi baleado dentro de Second Life "e lançado em 2009. O 
uso de câmeras virtuais, Cao focada em avatares no mundo on-line chamado China Tracy, representando a si mesma, e China Sun, representando seu filho recém-nascido, uma vez que serpenteava pela cidade fantástica e falou sobre o significado da vida e da morte. Seu filho, ela acrescentou, "começou a falar em Second Life, antes que ele começou a falar na vida real."

Quando a China Sun pergunta sobre a possibilidade de avatares para viver para sempre dentro dos mundos virtuais da Internet, sua mãe lhe diz que a vida eterna pode também se estendem para o mundo off-line: 
Outra machinima, um guia de viagem surrealista para Second Life intitulado " i Mirror", foi exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York em maio, enquanto a animação jogo-online híbrido," Surf em RMB Cidade ", teve sua estréia no Museu da Imagem em Movimento, em Nova York, em 2011.
Mais recente filme de Cao, "Haze and Fog  ", uma partida de animação por computador e
a cyberland de" RMB City ", teve sua estréia na Tate Modern, em Londres, em setembro, e agora está sendo exibido na Freize Art Fair, em Londres e no Eastside Projetos de Birmingham. 
"Haze and Fog" centra-se em personagens alienadas pela expansão hiper-rápido e resculpting das cidades chinesas, um contraponto aos futuros utópicos de seus filmes baseados na web.

Enquanto isso, o aumento na velocidade da luz do uso da Internet está transformando o mundo, e isso é uma fonte de inspiração para o artista chinês Xu Bing. 

Cerca de 600 milhões de cidadãos chineses têm acesso à Web de hoje, de acordo com o oficial China Internet Network Information Center, e a Internet é hoje utilizado por mais de um terço de sete biliões de habitantes do planeta, a Internet World Stats site diz.
Xu Bing Arrives at Mass MoCA With His 12 Ton Birds Made of Construction Equipment sculpture light construction birds assemblage
Para o Sr. Xu, este apresenta novas oportunidades. "Com a Internet, a Torre de Babel está desaparecendo", disse o artista. 


"Os jovens estão usando tradução instantânea e até mesmo ícones" para se comunicar através das fronteiras, ele disse.Oxford's Ashmolean Museum Exhibits Contemporary Chinese Artist Xu Bing - ArtLyst Article image
Para ajudar a trazer a era da Internet volta a um estado pré-Babel, quando "toda a terra tinha uma só língua", como é descrito no livro de Gênesis, o Sr. Xu compilou seu mais recente trabalho, um livro "escrito" com símbolos extraídos de sites e mídias sociais. 
Estas imagens, que incluem conhecido emoticons, bem como símbolos de física atômica, partituras, geometria e astrologia, já estão ganhando reconhecimento universal on-line, e podem formar a base de uma nova linguagem visual em todo o mundo, disse ele. "Book From The Ground" do Sr. Xu é tanto uma obra de arte e um romance - um dia na vida de um jovem online - que foi publicado no mês passado pela MIT Press e MASS MoCA.


Mr. Xu há muito focado sua arte experimental  na liberdade de expressão e a palavra pintada. Depois de crescer durante a Revolução Cultural de 1966-76, quando o livro de queima foi 

generalizada, ele veio para ver ataques em palavras e linguagem como uma ameaça à própria essência da civilização.imagens google, site Caio Fei e Xu Bing

Nenhum comentário: